sexta-feira, 6 de março de 2009

Entrevista a um Pai Adolescente

Como foi a experiência de ser pai na adolescência?

"Confesso que ao princípio foi assustador, eu era um irresponsável, nos primeiros tempos nem quis saber de nada, mas depois vieram as ecografias e eu já via que dentro da minha namorada tinha um pouco de mim e comecei a mentalizar-me que dali para a frente teria de ganhar juízo e cuidar da criança que vinha sem ter culpa dos meus erros. Saí da escola, fui trabalhar, a minha vida deu uma enorme volta, mas confesso que não me arrependo minimamente."

Como procedeu ao saber que ia ser pai?

"No princípio não liguei, não quis saber, para mim aquilo era um pesadelo, eu ia deixar de ser o menino da mamã, para ser o chefe duma família. Confesso que tive muito medo."

Como viveu a gravidez com a sua companheira?

"Nos três primeiros meses, não a apoiei muito, mas depois acompanhei-a em todas as consultas e ecografias. Cheguei a sentir a minha filha mexer-se dentro da barriga da mãe."

Alguma vez lhe passou pela cabeça o aborto?

"Nunca até porque eu já era contra o aborto."

Alguma vez sentiu que não era capaz de educar a sua filha?

"Ainda agora sinto um certo medo de não conseguir. Mas tenho pessoas a ajudar-me nessa tarefa."

Agora, quando olha para a sua filha o que sente, o que vê?

"Não há explicação para o que sinto. É maravilhoso! Ela é a coisa mais importante deste mundo. Vejo a fragilidade dela, ela é muito pequenina, muito frágil mesmo, precisa de toda a minha protecção."

Qual o motivo desta gravidez?

"Ela disse-me que tomava a pílula e eu confiei, mas na realidade ela não tomava nada. Eu errei em deixar-me levar por ela, deveria ter usado preservativo."

Não pensou nas consequências?

"Se ela tomasse mesmo a pílula como disse, não tinha quase nenhuma probabilidade de engravidar, a consequência maior poderia ser uma doença sexualmente transmissível (DST), mas no momento não pensámos nas doenças."

Gostaria de deixar um conselho para adolescentes que passam, ou estejam a passar por uma situação destas?

"Que não optem pelo aborto, por vezes o caminho que parece o mais fácil não é o melhor. E um filho é maravilhoso, com um pouquinho de esforço e dedicação é uma verdadeira bênção."


Testemunho real

2 comentários:

  1. Gostei Desta Entrevista :D Ate' Agora O Trabalho Esta' a Correr Bem... Temos Que Continuar Minhas Meninas x)
    Beijinhos :D Genii

    ResponderEliminar
  2. Nossa Parabéns a esse cara que teve muita força e pensou bem antes do aborto, também acho que é errado. Tenho certeza que a filha dele traz muitas alegrias e que todo esse esforço valeu a pena. Continuem sempre escrevendo histórias assim pois pode ser elas sirvam para concientizar outros jovens a tomarem cuidado nas suas decisões. bjaõ =D

    ResponderEliminar